Paquistão: Federação aumenta valor do apelo para sobreviventes das cheias
Terça, 16 Novembro 2010 17:18

Com o Inverno à porta e perto de um milhão de pessoas ainda a viver em tendas e sob lonas, a Federação Internacional está perto de dobrar o valor do seu apelo de emergência para dar resposta às necessidades crescentes dos sobreviventes às devastadoras cheias no Paquistão.

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho necessita de cerca de 98 milhões de Euros para prestar ajuda de emergência e também para apoiar a recuperação a longo prazo de 910 mil pessoas nos próximos dois anos. O foco imediato estará na segunda ronda de distribuição de alimentos a 350 mil pessoas nas províncias de Sindh e do Punjab, e ainda no fornecimento de 10 mil abrigos de inverno para aqueles cujas casas foram levadas pelas águas e deslizes de terras em Khyber Pakhtunkhwa.

"As pessoas ficaram sem nada. Eles não têm comida nem abrigo adequados e não podemos deixá-los passar assim o Inverno, com frio e fome", diz Nelson Castano, Coordenador das operações das cheias da Federação Internacional. “Estamos ainda no auge de uma crise massiva e temos de esticar ainda mais os nossos recursos."

A Federação está particularmente preocupada com a falta de comida. Mais de 1.5 milhões de hectares de terra arável foram estragados ou destruídos pelas cheias em Sindh e no Punjab, áreas onde se localizam as maiores produções de algodão, arroz e cana-de-açúcar do Paquistão. 

“Tendo regressado às suas aldeias ou ainda a dormir em acampamentos, estas pessoas precisam de ajuda. No Paquistão, 13% da população é sub-nutrida. Se não tomamos conta destas famílias, este número só vai aumentar", acrescenta Castano.

Desde que as operações humanitárias começaram, as equipas da Federação, do Crescente Vermelho do Paquistão e de outras Sociedades Nacionais parceiras já prestaram ajuda a mais de 2 milhões de pessoas por todo o país.


Os donativos para este apelo poderão ser efectuados através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa. Para saber como efectuar um donativo para este fundo, clique aqui.

Para aceder aos últimos relatórios e às notícias relativas a apelos e operações/actividades da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no Paquistão, clique aqui.