2º Encontro Nacional de Capacitação das Respostas às Toxicodependências
Sexta, 15 Outubro 2010 13:59

O Gabinete de Juventude da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa vai promover o 2º Encontro Nacional de Capacitação das Respostas às Toxicodependências, que decorrerá no Palácio D. Manuel, em Évora, nos próximos dias 5 e 6 de Novembro.

Esta acção é dinamizada no âmbito do projecto "Improving Harm Reduction Strategies in Europe: a Red Cross Approach" de cooperação entre as Sociedades Nacionais Europeias da Cruz Vermelha, que tem como objectivos o melhoramento das capacidades de resposta à problemática das toxicodependências e a prevenção do consumo de drogas e dos danos que lhe estão associados. Este evento vem continuar o trabalho iniciado no primeiro encontro nacional realizado em Braga, no passado mês de Maio.

Trata-se da criação e consolidação de uma rede interna, de cariz exclusivamente técnico e operacional, constituída pelas Delegações Locais da Cruz Vermelha Portuguesa que desenvolvem trabalho na área das toxicodependências, e aberta a todas as que estejam interessadas em desenvolver. Com esta acção cria-se a oportunidade para a Instituição estabelecer uma efectiva e profícua partilha de experiências, bem como potenciar os seus recursos humanos através de formação específica e qualificada. Os seus objectivos são os seguintes:

  • Capacitar as estruturas locais da Instituição na área da redução de danos e de riscos de modo a levarem a cabo as acções de terreno concernentes ao projecto;
  • Reforçar os conhecimentos e melhorar as competências dos profissionais e voluntários das Delegações que já trabalhem nesta área;
  • Sensibilizar e capacitar membros de Delegações que estejam interessadas em desenvolver trabalho na área das toxicodependências.

O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), enquanto parceiro interno deste projecto, colaborará activamente no encontro, quer na organização e planeamento, quer enquanto entidade participante, que nesta ocasião se fará representar ao mais alto nível.

Para consultar o programa (não definitivo), clique aqui.

A inscrição no encontro é gratuita e a organização propõe condições especiais de alimentação e alojamento para membros da Cruz Vermelha Portuguesa.

Para mais informações ou esclarecimentos, contactar o Gabinete de Juventude na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.