Operação Fátima 2010: apoio aos peregrinos
Sábado, 29 Maio 2010 10:52

A Cruz Vermelha Portuguesa no período compreendido entre os dias 1 e 14 de Maio vai realizar a Operação Fátima 2010 em apoio aos peregrinos. Este ano a CVP conta com a presença de 31 Delegações Locais, que se associaram a esta operação.

No ano transacto, as Delegações Locais assistiram cerca de 22.000 peregrinos; 18.000 destes nos itinerários com destino a Fátima e 4.000 na cidade.

  • Duração total da operação: de 29 de Abril a 14 de Maio de 2010.
  • Número total de voluntários envolvidos na operação: 500.
  • Actividades: acompanhamento de peregrinos, apoio médico e de enfermagem, realização de lavagem, tratamento e massagem de pés, evacuação hospitalar, disponibilização de balneários e de local para dormidas e distribuição de géneros alimentares e águas.

Peregrinação e Santuário de Fátima
350 elementos da Cruz Vermelha farão o apoio aos peregrinos de 29 de Abril a 12 de Maio, culminando toda a operação no Santuário, a 13 de Maio. O apoio será prestado em postos próprios de acordo com os mapas. No santuário, serão colocados 4 Postos Médicos Avançados (PMAs), nas rotundas Norte e Sul, Parque 10 e Parque 1, todos eles com apoio de ambulância medicalizadas. No decorrer das cerimónias contaremos com 3 equipas apeadas para apoio ao Santuário.

Lisboa, Missa Papal de 11 de Maio
100 elementos divididos em 22 equipas apeadas, 4 equipas em bicicleta, 4 equipas motorizadas, 2 postos médicos móvel e 4 ambulâncias, com o objectivo de cobrir a área de Baixa de Lisboa, do Marquês do Pombal à Praça do Comércio, do Cais do Sodré a Santa Apolónia.

Porto, Missa Papal de 14 de Maio
50 elementos divididos em 20 equipas apeadas, 1 equipa de apoio à sobrevivência, 1 equipa de apoio psicossocial e 1 equipa de transporte, identificação e orientação de pessoas perdidas, com o objectivo de cobrir a Avenida dos Aliados.

Toda esta operação conta com a gentil colaboração da Merck, Dr. Scholl, Gasin, Diese, Sabor do Ano e Central de Cervejas (Água do Luso). A Cruz Vermelha Portuguesa gostaria de agradecer às empresas patrocinadoras o apoio demonstrado.