Perguntas frequentes sobre a operação Cruz Vermelha no Haiti
Quinta, 21 Janeiro 2010 12:20

Sobre a operação Cruz Vermelha
O que é que a Cruz Vermelha/Crescente Vermelho está neste momento a fazer no Haiti?
A Cruz Vermelha enviou 17 Unidades de Resposta a Emergência (ERU) para o Haiti. Estas são equipas de especialistas e de conjuntos de equipamento estandardizado pré-acondicionado para utilização em caso de desastres. As equipas que foram enviadas para o Haiti incluem pessoal e infra-estruturas médicas, bem como especialistas em água e saneamento, telecomunicações, logística e abrigos. Estas equipas apoiam os voluntários existentes da Cruz Vermelha do Haiti que têm o conhecimento detalhado das comunidades locais e que têm vindo a trabalhar de forma incansável. Para informação mais detalhada sobre as Unidades de Resposta a Emergência (ERU) visite a secção ERU do site da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Quantas pessoas estão actualmente no Haiti?
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já enviou mais de 400 pessoas para o Haiti. Para além disso, antes do sismo, a Cruz Vermelha do Haiti tinha cerca de 1.000 voluntários registados em Port-au-Prince. Não se sabe quantos foram atingidos, mas muitos dos sobreviventes têm trabalhado incansavelmente desde que foram atingidos pelo desastre a 12 Janeiro.
Porquê é que tanta ajuda está a ser trazida através da República Dominicana?
O aeroporto de Port-au-Prince só consegue suportar quatro voos por hora – às vezes menos. Para além disso, o porto foi danificado e está actualmente inutilizado. Devido a estes problemas pode ser mais rápido aterrar aviões na República Dominicana e transportar por terra os bens de socorro.
Tenho amigos/familiares no Haiti. Podem ajudar-me a encontrá-los?
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem um serviço online de pesquisa através do Comité Internacional da Cruz Vermelha que assiste pessoas a restabelecerem contacto entre membros de famílias separadas. O site possibilita a pessoas no Haiti e fora a publicarem os seus próprios nomes e os nomes dos familiares com quem procuram restabelecer contacto. Pessoas que procurem notícias dos seus entes queridos podem registar os seus nomes no site Family Links.

O que pode fazer para ajudar
Como posso ajudar as pessoas no Haiti?
A melhor coisa que pode fazer neste momento é doar dinheiro. Décadas de experiência têm demonstrado que a melhor forma de ter os materiais certos para aqueles em necessidade o mais rapidamente possível é disponibilizar dinheiro às equipas da Cruz Vermelha que gerem directamente a resposta. Desta forma elas podem adquirir exactamente os materiais que são mais necessários, assegurar que são apropriados ao clima, cultura e outras condições, e que são adquiridas a fornecedores o mais perto possível do cenário. Isto permite poupar tempo e cortar os custos de transporte, e em última análise permite gastar melhor o seus donativo financeiro.
Como posso doar dinheiro para ajudar o Haiti? Clique aqui.

Devo enviar alimentos, medicamentos ou outros artigos para o Haiti?
Não. A sua doação de dinheiro permite-nos ser mais flexíveis na aquisição daquilo que é mais necessário para as comunidades afectadas. O princípio de que “qualquer coisa é melhor do que nada” não é verdade. O alívio do sofrimento deve ser guiado apenas pela necessidade e não por aquilo que as pessoas têm para doar. A ajuda humanitária não deve “fazer pior”. Pode ser muito prejudicial ter alimentos frescos não solicitados e desnecessários a apodrecerem em aeroportos e portos, impedindo outros bens essenciais de chegarem. Por outro lado, a Cruz Vermelha não possui aviões, tendo de pagar os custos comerciais de transporte aéreo como qualquer outra entidade ou pessoa, e tal é dispendioso. É por esta razão que não enviamos roupa ou cobertores, por exemplo, de Portugal. Eles são adquiridos e armazenados localmente em países próximos onde ocorrem os desastres para que seja mais rápido e mais barato chegarem onde são necessários. Também temos disponíveis stocks de emergência para vários milhares de famílias. Assim que é possível começa-se a adquirir o que for necessário no país afectado, quando é possível, ou nos seus vizinhos. Donativos em géneros não solicitados criam caos, desperdício e confusão para um país já crise.
Gostava de ajudar no Haiti. Posso trabalhar ou ser voluntário?
A Cruz Vermelha/Crescente Vermelho tem ao seu dispor especialistas treinados com conhecimentos específicos Cruz Vermelha para prestar assistência no Haiti. Se é um especialista em resposta a desastres, recomendamos que contacte com a organização com quem já trabalhou no passado. À medida que a operação de assistência se for desenvolvendo serão necessários mais recursos humanos especializados. A Cruz Vermelha Portuguesa neste momento aguarda por informações concretas do terreno por forma a vir a considerar a mobilização de especialistas.