Federação Internacional elege novo Presidente

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) elegeu no passado dia 19 de Novembro o seu novo Presidente, Tadateru Konoé, da Cruz Vermelha Japonesa, para um mandato de quatro anos.

O Presidente foi eleito pelos representantes das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho reunidos na 17ª Assembleia Geral da Federação Internacional, o órgão deliberativo máximo da organização. A Assembleia Geral reúne-se a cada dois anos para debater e adoptar políticas que orientam as actividades das Sociedades Nacionais na sua missão humanitária de ajudar os mais vulneráveis.

Tadateru Konoé preside à Cruz Vermelha Japonesa desde 2005, tendo sido previamente o seu vice-presidente durante 14 anos. Também ocupou diversas posições na FICV, tendo recentemente sido vice-presidente e membro da Comissão Permanente da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Entre 1970 e 2008, Konoé esteve envolvido em mais de 30 missões da Cruz Vermelha em diferentes partes do mundo. As suas qualificações académicas passam pela Gakushuin University e London School of Economics, sendo fluente em Inglês e Francês.

Konoé substitui Juan Manuel Suárez del Toro, presidente da Cruz Vermelha Espanhola, que foi durante dois mandatos presidente da FICV. O seu mandato irá começar após o final da Assembleia Geral, a 21 de Novembro de 2009.