Dia Mundial da Saúde Mental: alerta para a mudança de estilos de vida menos saudáveis que influenciam o bem-estar
Segunda, 10 Outubro 2016 11:04

mental-health

Hoje, dia 10 de Outubro - Dia Mundial da Saúde Mental -, a Cruz Vermelha Portuguesa alerta para a importância de mudar estilos de vida menos saudáveis que, de forma direta ou mais subtil, influenciam o bem-estar das pessoas.

O equilíbrio entre a saúde física e mental são imprescindíveis para um efetivo bem-estar. Os riscos psicossociais no trabalho resultam da interação entre o indivíduo, as suas condições de vida e as suas condições de trabalho – por isso, parte dos fatores stressores no local de trabalho também podem ser controlados.

A exposição a estes fatores poderá ter impacto direto no funcionamento saudável das pessoas, tanto a nível orgânico, emocional, cognitivo, social, como comportamental – tanto em contexto laboral, como familiar.

Reduzir os riscos psicossociais no trabalho potencia a produtividade da organização, mas, acima e antes de tudo, é bom para os trabalhadores.

Alguns benefícios da redução dos riscos psicossociais são:

  • Melhoria do bem-estar e da satisfação do trabalhador em relação ao trabalho;
  • Mão-de-obra saudável, motivada e produtiva;
  • Melhoria global do desempenho e da produtividade;
  • Redução do absentismo;
  • Redução dos custos e dos encargos para a sociedade em geral.

A American Psychological Association diz-nos que são fatores protetores: o apoio e a coesão familiar; possuir uma identidade cultural positiva; e um sentimento de pertença comunitário.

Porque ser saudável só depende da própria pessoa, a Cruz Vermelha deixa algumas sugestões: faça exercício físico; escute música; dê um passeio num local que considera aprazível; descanse as pernas numa posição mais elevada; converse com um amigo/a (mesmo que seja por telefone!); medite; alongue o seu corpo várias vezes ao dia; dê um passeio pela cidade, sem que tenha um fim determinado; escreva uma carta; mova-se mais devagar; procure ter um momento de relaxamento da mente e do corpo uma vez por dia (mesmo que seja antes de adormecer); sinta o que todos os sentidos lhe trazem de novo, diariamente (cheire com profundidade, saboreie, degustando; e oiça de forma empática e ativa; sinta, de forma efetiva, o que toca); faça uma refeição em silêncio; pinte; realize pequenos atos de bondade; desfrute do seu animal de estimação, foi por isso que o escolheu para partilhar o seu dia-a-dia; tenha atenção ao consumo de álcool, tabaco e café.

A Cruz Vermelha deseja que todos aproveitem este dia comemorativo para encontrar O SEU estilo de vida saudável!