Fogo no Mar, documentário poderoso sobre a crise migratória na Europa estreia a 13 de outubro em Lisboa

No âmbito do apoio humanitário que presta aos refugiados e com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a grave crise migratória que assola o Mediterrâneo e a Europa, a Cruz Vermelha Portuguesa associa-se à Leopardo Filmes para a divulgação do filme "Fogo no Mar" de Gianfranco Rosi.

Vencedor do Urso de Ouro na categoria de Melhor Filme no Festival de Berlim deste ano, este documentário captura a vida da ilha de Lampedusa, na costa sul da Itália. Este local está na linha de frente da crise migratória europeia, sendo, nos últimos anos, o primeiro porto de escala para centenas de milhares de migrantes da África e do Oriente Médio em busca de uma nova vida na Europa.

Sinopse

Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem.

Ficha técnica

Realizador: Gianfranco Rosi
Elenco: Samuele Pucillo, Mattias Cucina, Samuele Caruana, Pietro Bartolo, Giuseppe Fragapane
Duração: 1h33
Género: Documentário
País: Itália
Ano: 2016
Distribuição: Leopardo Filmes

Sessões agendadas

13 de Outubro
  • Espaço Nimas, Lisboa
  • O Cinema da Villa, Cascais
  • Teatro Municipal, Campo Alegre

27 e 28 de Outubro às 18h
Cinema Charlot, Auditório Municipal, Setúbal

21 de Outubro às 21h30
Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz

25 de Outubro às 21h30
Auditório do Instituto Português da Juventude, Viseu (organizado pelo Cine Clube)

14 de Novembro às 21h30
Teatro Circo, Braga

28 de Novembro às 21h30
Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra