Lisboa acolhe Forum Europeu sobre Apoio Psicossocial
Sexta, 07 Outubro 2016 10:17
psi1   

O Forum Anual da European Network for Psychosocial Support (ENPS) tem, este ano, edição marcada para Portugal – onde será acolhido pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Trata-se do encontro, por excelência, das Sociedades Nacionais europeias e da bacia do Mediterrâneo, em matéria de apoio psicossocial.

Na edição que decorrerá em Lisboa, entre os dias 18 e 20 de Novembro de 2016, o tema central será a crise migratória que a Europa atravessa, fazendo nota do impacto que estas alterações produzem nos técnicos e voluntários das Sociedade Nacionais, mas também nos próprios recolocados – que se vêem em trânsito durante demasiado tempo e sem grandes possibilidades de perspectivar o futuro onde e como desejavam.

Este ano, o Forum Anual da ENPS traz consigo, e nos dois dias que o antecedem (16 e 17 de Novembro), uma formação de formadores dinamizada pelo Psychosocial Centre (organismo da Federação Internacional da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho), sob o tema “Caring for Volunteers”.

Para uma melhor organização deste evento formativo de referência para as Sociedades Nacionais do Movimento Internacional CV/CV, a Cruz Vermelha Portuguesa conta com a imprescindível colaboração e patrocínio da Ordem dos Psicólogos Portugueses, do Montepio e da Delta Cafés – entidades que, desde o primeiro momento, se manifestaram disponíveis e interessadas em contribuir para esta organização.

A dois meses do Forum, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Steering Committee contam com a participação de cerca de 70 Delegados Internacionais, provenientes de 33 diferentes Sociedades Nacionais.

A organização congratula-se pela adesão que o Forum e a formação de formadores estão a ter, sendo de acrescentar a importância de trazer para um evento desta natureza, diferentes prismas de intervenção sobre a temática escolhida. Será, com certeza, interessante ouvir o que as Sociedades Nacionais que trabalham na primeira linha de apoio aos refugiados têm a dizer do seu trabalho quotidiano, em paralelo com as narrativas dos colegas que lidam com as questões da necessária e salutar integração comunitária das diferentes culturas que chegam à Europa. Além da abordagem, tão importante, sobre o apoio prestado a quem cuida (“help the helpers”), serão focadas as abordagens psicossociais feitas aquando dos atentados terroristas que aconteceram desde o último Forum.            

 APOIO:

montepio logo

A importância da Cruz Vermelha Portuguesa acolher estes dois eventos vai além do impacto na partilha de boas práticas nacionais e internacionais sobre apoio psicossocial, estendendo-se à relevância que assume o reforço da rede de parcerias, o estreitar de pontes de contacto e a abrangência de conhecimento, para, deste modo, ser mais fácil fazer mais, fazer melhor e chegar mais longe.

 

enps