Lourenço Ortigão dá a cara por um "Portugal Mais Feliz"
Terça, 05 Abril 2016 10:18
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O ator Lourenço Ortigão, o mais recente embaixador da Land Rover, associa-se ao programa “Portugal Mais Feliz” (PT+F) da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) com o objetivo de promover este projeto e de desafiar os portugueses a contribuírem para esta causa.

O PT+F, financiado desde 2014 pela Land Rover, apoia grupos sociais mais vulneráveis, particularmente em situação de desemprego, para uma melhoria da sua qualidade de vida e da sua inclusão económica e social.

Desde a atribuição do donativo da marca, há dois anos, a CVP conseguiu chegar a cerca de 1.310 pessoas, num total de 534 famílias apoiadas.

Para Lourenço Ortigão, “É incrível e uma honra poder associar-me à Land Rover. Sempre gostei muito da marca e sou fã dos seus carros únicos, com um design espetacular e prestações espantosas. Para além disto, esta parceria permite-me ainda apoiar este projeto da Cruz Vermelha Portuguesa. É um orgulho poder dar voz a uma organização que contribui ativamente para um Portugal melhor e mais feliz. Ajudar e sensibilizar a sociedade para a entreajuda, entre todos, faz também de mim um homem mais feliz.“

Luis Antonio Ruiz, presidente Jaguar Land Rover Ibéria, afirmou: “o Lourenço tem todas as características que retratam a Land Rover e, por isso, estamos muito orgulhosos de acolhê-lo na nossa equipa.” “O seu reconhecimento, a sua amabilidade e a sua capacidade de chegar ao coração dos portugueses vai catapultar a promoção do PT+F. Acreditamos realmente neste projeto e na sua eficácia e, por isso, a ajuda do Lourenço a dinamizá-lo deixa-nos ainda mais satisfeitos”, acrescenta o responsável.

Segundo Cristina Louro, vice-presidente da CVP, “a parceria com a Land Rover traz ainda mais frutos com a associação do embaixador da marca ao Portugal Mais Feliz. Não podíamos estar mais contentes com a participação do Lourenço. Estamos seguros que este apoio vai ter repercussões muito positivas no projeto e, com esta ajuda, vamos conseguir chegar mais longe e continuar o nosso trabalho no apoio aos mais vulneráveis, chegando a muitas famílias de forma sustentável e duradoura.”

As atividades desenvolvidas pelo PT+F, através das mais de 60 delegações da CVP envolvidas, estão ligadas à formação e aprendizagem, assistência e apoio financeiro na aquisição de serviços de primeira necessidade (saúde, alimentação, água) e apoio jurídico, de gestão orçamental familiar e renegociação de dívidas.  O impacto social criado pelo PT+F foi avaliado através do Valor Social agregado (SROI - Social Return on Investment), no final do ano passado, e projetado em 2.763.567,68€. Assim, por cada 1€ investido são gerados 8,09€ de Valor Social.

Este programa está integrado no acordo internacional “Reaching Vulnerable People Around The World”, entre a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a Land Rover, como parte da Estratégia Global de Responsabilidade Social Corporativa da marca.


Sobre Lourenço Ortigão
Lourenço Ortigão, o mais recente embaixador da Land Rover, é um ator português que iniciou a sua carreira, em 2009, como protagonista da série nacional Morangos com Açúcar – VII (TVI). Em 2011, integra o elenco da telenovela ‘Remédio Santo’ (TVI), nomeada para os Emmy Internacionais, e participa no filme "Morangos com Açúcar". Seguiu-se a novela ‘Doida por Ti’, em 2012, e, no ano seguinte, é um dos protagonistas da novela Belmonte (TVI), também nomeada para os Emmy Internacionais. Atualmente, assume o papel principal na novela ‘Única Mulher’ (TVI).
Ortigão foi ainda o vencedor da 2ª Edição do programa ‘Dança com as estrelas’ (TVI), no verão 2014, e foi o primeiro português a apresentar um prémio da gala internacional dos Emmys, em Nova Iorque, em 2015.

Sobre o Programa “Portugal Mais Feliz” da Cruz Vermelha Portuguesa
O programa “Portugal Mais Feliz” (PT+F) da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) teve início em 2011 e tem o apoio da Land Rover desde 2014, com um donativo de 150 mil euros. Tem como objetivo dar resposta à grave situação económica e de desemprego que o país atravessa, tendo já conseguido chegar a mais de 6 mil pessoas desde a sua estreia. Este surge como uma resposta pro-ativa, multifacetada e flexível ao desafio do combate à pobreza e à exclusão social.  É um projeto que está em linha com a missão da CVP e com os desafios lançados pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.
O objetivo do programa é trabalhar com as famílias, de forma integrada e personalizada, e encontrar diferentes soluções para os seus problemas e necessidades atuais. Através de uma equipa profissional multidisciplinar, o apoio do PT+F reflete-se em diferentes áreas, como a saúde, a situação financeira, o emprego, as competências pessoais e sociais e a integração escolar e/ou profissional. Pretende-se captar e promover as competências pessoais e sociais de cada família, viabilizando o acesso a recursos (materiais e imateriais) a que estas se encontram privadas.
Existem, essencialmente, dois perfis de intervenção que definem a atuação da rede PT+F junto destas famílias:
- Intervenção Social Integrada - intervenção social centrada na família, numa abordagem holística (integrada/global) dos seus problemas e constrangimentos, captando os seus recursos e capacitando-a para um processo de mudança;
- Intervenções de emergência humanitária - ações de ajuda alimentar; distribuição de géneros, vestuário e outros que se entendam como necessários.
A partir das 65 delegações locais espalhadas pelo país com recursos para o efeito (pessoal técnico e recursos materiais e financeiros), o PT+F lança-se no desafio de trabalhar com as famílias de forma mais estruturante - A Intervenção Social por Medida e à Medida – e não num modelo “assistencialista”, isto é, “ensinar a pescar” em vez de “dar o peixe”. O trabalho é realizado em colaboração com várias entidades, privadas e públicas, que permitem uma visão mais integrada e articulada dos problemas e potenciam sinergias nas soluções propostas.
Desde o seu início que o programa se desenvolve apenas com recurso a fundos próprios, não tendo qualquer financiamento ou apoio estatal para o efeito. Desde 2011 que a sociedade civil e o setor empresarial têm acarinhado o programa, permitindo a angariação de recursos financeiros e também materiais.

Sobre Estratégia Global de Responsabilidade Social Corporativa da Land Rover - “Reaching Vulnerable People Around The World”
O programa “Portugal Mais Feliz” está integrado na iniciativa global “Reaching Vulnerable People Around The World”, um programa reconhecido e premiado, no qual todas as filiais da Land Rover espalhadas pelo mundo contribuem com donativos para iniciativas que visam melhorar as condições de salubridade aplicadas ao fornecimento de água potável, saúde pública e ajuda social, procurando auxiliar e preparar as mais diversas comunidades para eventuais desastres naturais. Com a renovação do acordo em 2014, o programa estende-se a outros mercados e permite o arranque de novas iniciativas, bem como a conclusão de outras em curso, como é o caso do acesso a água potável e ao saneamento público por parte de milhares de pessoas. Além do mais, esta renovação do acordo vai fazer com que a ajuda prestada chegue às comunidades mais vulneráveis e desprotegidas do planeta.
A Land Rover e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, em resultado deste alargamento do acordo, vão trabalhar em países como o Reino Unido, Áustria, Holanda, Itália, Espanha e Portugal.