Dia Internacional da Mulher, Portugal +Feliz e Land Rover juntos no apoio e tributo às mulheres
Terça, 08 Março 2016 10:43

No âmbito das comemorações e manifestações de tributo à Mulher, no dia 8 de março, o Programa Portugal mais Feliz da Cruz Vermelha Portuguesa e a Land Rover celebram a parceria estabelecida há mais de dois anos para ajudar muitas mulheres e as suas famílias.

Das mais de 1.300 pessoas apoiadas pelo Programa Portugal mais Feliz no âmbito da parceria Land Rover, mais de 55% são mulheres. No entanto, mais de 70% das pessoas que, proativamente, pedem ajuda, são mulheres. Regra geral, as mulheres solicitam apoio para os filhos, para os maridos, para os pais, e, mais raramente, diretamente para elas próprias.

Durante este dois últimos anos, verificou-se ainda que, do total das pessoas apoiadas pelo programa, cerca de 10,5% vive sozinha e se na idade adulta a percentagem de homens e mulheres nesta situação é idêntica, o mesmo não acontece com a população idosa. Foram acompanhadas 52% de idosas que vivem sozinhas em comparação a 12,5% de idosos do sexo masculino.

Assim, em homenagem à determinação, coragem, resiliência e força das mulheres, partilha-se a história de uma dessas mulheres, beneficiárias do Programa Portugal mais Feliz.


“Helena tem 48 anos e vive com a sua filha de 15 anos.
Desde os 34 anos que é doente oncológica e essa tem sido a sua grande luta.
Já foi submetida a 9 intervenções cirúrgicas, a última das quais em Setembro de 2015 e encontra-se a fazer tratamentos de quimioterapia.
O grau de incapacidade permanente, reconhecido através de atestado médico é de 80%, o que impossibilita Helena para o exercício de qualquer atividade profissional.
As forças devem vir de toda a vitalidade que a Helena tem e da capacidade de viver “um momento de cada vez”, mas a força maior tem 15 anos e cresce ao lado de Helena.
Helena vivia com 261 euros da sua pensão de invalidez e 35 euros do abono de família da sua filha. É com estes 296 euros que Helena assegura o pagamento de uma renda de casa de 230 euros restando-lhe 66 euros para fazer face a todas as outras despesas como alimentação, água, eletricidade, gás, roupa, calçado, educação, saúde, etc.
Através do apoio jurídico viabilizado pelo Programa Portugal mais Feliz & Land Rover, foram reguladas as responsabilidades parentais, o que permitiu uma intervenção mais estruturante ao nível sócio-economico, tendo fixado o montante de 100 euros relativo a pensão de alimentos. A família foi ainda apoiada na aquisição de óculos graduados para a Helena, bens de primeira necessidade e fornecimento de serviços, enquanto se aguardava os resultados da intervenção judicial. Foram ainda viabilizadas explicações individuais de Português para a filha que, neste momento, é aluna de 4, tendo melhorado o seu aproveitamento escolar de forma geral!
Obrigada Helena por toda a inspiração!"
(Testemunho de Alexandra Leitão, gestora de caso da Helena Mateus, e Daniela Costa responsável pelo Programa Portugal mais Feliz da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Março 2016)

helena pf

(Daniela Costa, Helena Mateus e Alexandra Leitão)