Juventude com projeto Play4Change realiza reunião internacional
Sexta, 12 Fevereiro 2016 12:44

play4change

A área da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa organizou entre os dias 29 de Janeiro e 8 de Fevereiro uma formação internacional, em Cascais, no âmbito do projeto Play4Change, reunindo assim cerca de 40 participantes de três nacionalidades – Portugal, Alemanha e Itália.

Voluntários e técnicos de diferentes organizações e entidades reuniram-se no Hotel Seminário Torre d’Aguilha com o intuito de criarem uma ferramenta inovadora para intervenção com jovens com menos oportunidades. Estiveram presentes técnicos da Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais, técnicos do Instituto Português do Desporto e Juventude, técnicos e voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa (área da Juventude e do Programa Revive+) e técnicos e voluntários das organizações parceiras internacionais: Studio Progetto (Itália) e Haus den offenen Tur (Alemanha). De referir que esta formação foi facilitada por Jo Claeys, formador de educação não-formal, com experiência relevante na construção de jogos pedagógicos.

Este é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia, tendo por objetivo a criação de uma ferramenta inovadora, nomeadamente um jogo didático-pedagógico, baseado nas prioridades da Estratégia Europeia para a Juventude, para intervenção/desenvolvimento de competências em jovens com menos oportunidades. Em Portugal, o projeto será desenvolvido junto dos Centros Educativos, com o intuito de promover, de forma lúdica, competências pessoais e sociais perante jovens ao abrigo da lei. Nos países parceiros, o projeto será também desenvolvido em organizações/entidades semelhantes, as quais trabalham diariamente com jovens com menos oportunidades.

Este encontro contou também com a presença da Vice-Presidente da CVP, Cristina Louro, que reforçou a pertinência deste projeto, assim como a importância destes encontros e da partilha de boas práticas.