Encontro Nacional de Boas Práticas em Apoio Psicossocial enriquecido com várias partilhas
Sexta, 22 Janeiro 2016 16:54
apoiopsi     apoiopsi1

No passado dia 15 de Janeiro, decorreu na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa o Encontro Nacional de Boas Práticas em Apoio Psicossocial, promovido pelo Gabinete de Apoio Psicossocial desta Instituição.

O evento, que juntou cerca de 80 participantes, onde estavam representadas 30 Estruturas Locais da CVP, contou com a presença do Presidente Nacional e Diretor Geral da CVP que destacaram, calorosamente, a relevância desta área e a contínua motivação em melhorar a performance dos colaboradores e voluntários, em prol de um serviço rigoroso, assertivo e profissional.

O enquadramento da sessão coube ao Dr. Bruno Brito com uma palestra sobre os diferentes patamares da intervenção psicossocial, que antecedeu as apresentações de boas práticas, diariamente, operacionalizadas pelas Estruturas Locais da Madeira, Vila Nova de Gaia, Frazão, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Vila Viçosa e Évora.

Houve, ainda, oportunidade para se ficar a conhecer a estratégia institucional para a intervenção psicossocial baseada nos recursos comunitários, bem como a forma como se operacionalizam as Equipas de Apoio Psicossocial da CVP em situações de exceção.

Neste âmbito, foi dado a conhecer o Manual de Apoio Psicossocial para a intervenção com migrantes; bem como o site Cruz Vermelha que servirá de veículo de divulgação e disseminação da formação especializada em psicotraumatologia: http://cvppsicotraumatologia.weebly.com/.

Dos intensos testemunhos, partilha de experiências e know-how das Estruturas Locais da CVP presentes nesta iniciativa, ficou reforçado o enriquecimento profissional e a transparência na necessidade de proximidade dos serviços centrais como suporte às equipas de apoio disseminadas pelo país.

Estiveram também presentes como entidades convidadas, representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Direção Geral de Saúde e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.