"Notificações de Morte" na Cruz Vermelha
Sexta, 09 Outubro 2015 14:03

No dia 2 de Outubro realizou-se, na Sala Henry Dunant da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, mais um evento formativo – desta feita, sob o tema “Notificações de Morte”.

A formação foi dinamizada pela Mestre em Psicologia Clínica, psicoterapeuta EMDR e Formadora da International Critical Incident Stress Foundation, Ana Isabel Cambraia.

Tratou-se de uma formação especializada que suscitou interesse de inúmeras pessoas, sendo que o número de vagas teve de ser alargado para poder dar resposta a um maior número de interessados.

Estiveram presentes médicos, psicólogos, técnicos superiores de saúde pública e elementos da Equipa de Emergência de Apoio à Mortuária.

A Rede CVP viu, assim, reforçada competência técnica específica nas Estruturas Locais de Setúbal, Caldas da Rainha, Madeira, Torres Vedras, Abrantes/Tomar, Chaves e Sede Nacional.

Foram, ainda, elementos integrantes do curso, técnicos da associação de desenvolvimento local de Matosinhos e respectiva Autarquia, uma IPSS de Lagoa, Direcção Geral da Saúde, Polícia Judiciária e Força Aérea Portuguesa.

No final deste curso, os formandos manifestaram saber organizar e fazer uma notificação de morte com humanidade, sensibilidade e de forma eficaz.