Cruz Vermelha Portuguesa entrega Placa de Honra à sua congénere Cabo Verdeana
Sexta, 07 Agosto 2015 14:55
 cvcv1    cvcv3

No passado dia 19 de Julho, a Cruz Vermelha Portuguesa participou na cerimónia de comemoração do 40º aniversário da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV). Nesta ocasião, a CVP entregou à CVCV a Placa de Honra da CVP, a mais alta distinção da nossa instituição, pelos serviços pertinentes à Cruz Vermelha e à Humanidade.

No ano em que a CVP assinala os seus 150 anos de existência, esta homenagem vem reforçar a confiança na relação estabelecida ao longo de vários anos de trabalho conjunto entre as Sociedades Nacionais irmãs, a cooperação entre as partes e o sincero agradecimento pelas iniciativas de intercâmbio e atividades conjuntas que valorizam o trabalho desenvolvido junto das comunidades mais vulneráveis.

O aniversário da CVCV foi também marcado pela justa homenagem da Cruz Vermelha de Cabo Verde ao Dr. Dario Dantas dos Reis, ex-Presidente da CVCV, à qual se associou o Fórum das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de Língua Portuguesa, com a entrega da placa de honra. A Cruz Vermelha Portuguesa representou o Fórum nesta ocasião.

cvcv2   cvcv4

Há mais de 30 anos realizou-se o Primeiro Encontro das Cruzes Vermelhas de Língua Portuguesa em Cabo Verde, sob os auspícios e a hospitalidade do Dr. Dario Dantas dos Reis. Neste encontro, estiveram reunidas pela primeira vez, as então sete Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de Língua Portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tome e Príncipe – contando  ainda com a presença de representantes do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da então Liga das Sociedades. Hoje, o Fórum conta com mais  uma Sociedade Nacional membro, a Cruz Vermelha de Timor Leste, bem como a Cruz Vermelha de Macau, enquanto membro observador.

O Fórum reconhece ao Dr. Dario Dantas dos Reis um papel relevante e visionário, tendo sido um dos mais importantes impulsionadores deste grupo de Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de Língua Portuguesa.

Legenda das fotografias de cima para baixo e da esquerda para a direita:

  • Diana Araújo, representante da CVP no Aniversário da CVCV
  • Dr. Dario Dantas dos Reis, Massimo Barra (ex-representante da FICV), Vitor Borges (moderador) e convidado
  • Dr. Antero Veiga, Ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território a entregar a condecoração da CVCV ao Dr. Dario Dantas dos Reis
  •  Vitor Borges (moderador), Eloisa Borges (Vice-Presidente CVCV), Massimo Barra (ex-representante FICV), Diana Araújo (Cruz Vermelha Portuguesa), Mário Reis (Presidente CVCV), D. Alice (ex-membro da CVCV)