Seminário “Seniores e o Direito à Dignidade”
Sexta, 03 Julho 2015 14:13
semsenioressemseniores2

 

O Seminário “Seniores e o Direito à Dignidade” realizou-se no passado dia 23 de Junho de 2015, em mais uma parceria entre a Associação de Ex-Deputados da Assembleia da República (AEDAR) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

No Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República estiveram presentes cerca de 150 participantes.

Foram oradores: Prof.ª Dra. Maria João Valente Rosa, Arquiteta Helena Roseta, Prof. Dr. Fernando Ribeiro Mendes, Prof. Dr. António Correia de Campos, Dr. Eduardo Mendes, Prof.ª Dra. Maria João Quintela, Dra. Paula Guimarães e Prof. Dr.  António Bagão Félix. Os painéis foram moderados por: Prof. Dr. Nandim de Carvalho, Prof. Dr. José Pereira Miguel, Dra. Joaquina Madeira e Dra. Fernanda Freitas. As sessões de abertura e encerramento foram da responsabilidade do Dr. Luís Barbosa, no duplo papel de presidente da CVP e da AEDAR.

Esta iniciativa integrou-se nas comemorações dos 150 anos de vida e de ação humanitária da Cruz Vermelha Portuguesa, e pretendeu ser um contributo para a discussão e reflexão sobre os seniores. Assim, foram abordados temas como o papel dos seniores na sociedade atual, a evolução demográfica e o envelhecimento da sociedade portuguesa; passando pela abordagem sobre algumas das problemáticas específicas que tocam esta faixa populacional. Foi também explorada a questão do envelhecimento com qualidade, dignidade e de que forma as políticas públicas respondem aos direitos dos seniores portugueses.

A CVP pretende continuar a sensibilizar e alertar as instituições públicas e privadas, empresas e a sociedade em geral, para a discussão de temas que fazem parte da vida de todos os portugueses.

Conheça qual foi programa do Seminário “Seniores e o Direito à Dignidade” clicando aqui.