Campanha de angariação de fundos para apoio das vítimas do terramoto no Nepal
Segunda, 27 Abril 2015 15:35
 nepal    nepal3

O terramoto de magnitude de 7.9 na Escala de Richter que no passado dia 25 de abril atingiu o Nepal, seguido por réplicas, é já considerado o mais violento dos últimos 80 anos. Segundo as autoridades, o número de vítimas mortais já ascende os 3.700, 6.500 feridos e milhares de pessoas deslocadas, entre elas centenas de milhares de crianças. Até à data, a maioria das fatalidades estão registadas no Vale de Kathmandu (700 apenas na cidade de Kathmandu). As autoridades nepalesas alertaram para que possam existir significativas baixas nos distritos remotos perto do epicentro do terramoto, a 80 km a noroeste de Kathmandu.

Em resposta a esta catástrofe, foi lançada por parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho uma operação de emergência de grandes dimensões para apoio às vítimas. O apelo internacional da Cruz Vermelha procura angariar cerca de 30 milhões de Euros para apoiar a Cruz Vermelha do Nepal que no terreno tem apoiado a população afetada desde a primeira hora. Cerca de 480.000 Euros foram imediatamente desbloqueados do fundo de emergência.

A Cruz Vermelha do Nepal tem uma vasta experiência na resposta a desastres naturais e mobilizou para as áreas afetadas mais de 1.500 dos seus voluntários disponíveis com formação em primeiros socorros e 300 colaboradores. Este apelo de emergência irá permitir prestar apoio essencial em termos de alimentação, abrigos, água e saneamento para 75.000 pessoas vulneráveis. Neste momento, já se encontram no terreno ou estão a caminho as Unidades de Resposta de Emergência (ERU) internacional (unidades básicas de saúde e com capacidade cirúrgica, hospital de campanha, logística, socorro e telecomunicações).

nepal4     nepal5

Está também ativo o site do Comité Internacional da Cruz Vermelha que permite o registo de pessoas desaparecidas no ‪‎Nepal‬, bem como auto registar-se, dizendo que se está vivo. Se procura alguém na área afetada poderá inscrever-se em http://familylinks.icrc.org/nepal-earthquake/en/Pages/Home.aspx


Como ajudar as vítimas no Nepal

Poderá contribuir para este apelo através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa:

  • Multibanco ou netbanking, "Pagamento de Serviços", Entidade 20999, Referência 999 999 999, montante (a designar pelo doador).
  • Transferência bancária, Banco BPI, IBAN PT50 001000003631911000174.

Ao abrigo do Estatuto do Mecenato, a Cruz Vermelha Portuguesa entregará um recibo onde é discriminado o montante doado, que poderá ser utilizado para deduções nos seus impostos. Para saber mais sobre recibos de donativo, clique aqui.

  • Campanha iTunes

Através do itunes também poderá fazer o seu donativo para este apelo da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este donativo não se qualifica para efeitos de dedução nos seus impostos, não podendo haver lugar a emissão de recibo de donativo.