Moeda comemorativa dos 150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa já circula
Segunda, 20 Abril 2015 11:39

moedacorrente

Moeda com acabamento especial BNC

 

Para assinalar os 150 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) dedicou uma emissão comemorativa de uma moeda corrente de 2 euros, já colocada em circulação.

Esta emissão comemorativa tem como elemento central, na face nacional da moeda designada "150.º Aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa", a replicação do símbolo da Cruz Vermelha Portuguesa acompanhado da figura de uma mão, simbolizando a ação humanitária, e o escudo nacional. À esquerda desta imagem, encontra -se a legenda "1865 - 2015 CRUZ VERMELHA PORTUGUESA" e envolvendo todo o desenho, encontram -se as 12 estrelas, dispostas em forma circular, que representam a União Europeia.

Para além da versão de acabamento normal, para distribuição pública ao valor facial, a INCM produziu também exemplares de acabamento especial, dirigidos ao mercado colecionista:

BNC - sigla de Brilhante Não Circulada.
O disco metálico é o normal, simplesmente antes de ser cunhado é lavado num processo industrial de forma a conferir-lhe brilho. Os cunhos utilizados cunham menos moedas do que habitualmente evitando assim o desgaste da gravura. Preço de venda ao público: 10€ (c/ IVA).

Proof - pode ser traduzido por fundos espelhados e relevos foscos.
Basicamente para além de todas as características da moeda BNC há que acrescentar uma intervenção nos cunhos que consiste num polimento e numa "foscagem” para que o resultado final da moeda seja esse mesmo: superfícies (pano de fundo) da moeda polida e brilhante, relevos (figuras) foscos. São moedas com mais “contraste” que por isso se afastam mais quer da versão de acabamento normal, quer da versão BNC. Preço de venda ao público: 17,50€ (c/ IVA).

moedacolecao

Moeda com acabamento especial Proof


Aquisição das moedas de colecção

A compra destas moedas poderá ser efectuada directamente na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, no Jardim 9 de Abril, nº 1 a 5, Lisboa, junto ao Museu Nacional de Arte Antiga, na Rua das Janelas Verdes.

Para reservas/encomendas, contactar o departamento de Comunicação da CVP, por telefone 213 919 963 ou email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar