3ª edição do workshop Traumatic Incident Reduction
Sexta, 20 Março 2015 11:04
tir workshop maro 2015   

O Traumatic Incident Reduction (TIR) continua a ganhar adeptos em Portugal.

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), em parceria com a Applied Metapsychology International (AMI), realizou a 3ª edição deste workshop, de 5 a 8 de Março de 2015, na Sede Nacional da CVP em Lisboa, através do seu formador em Portugal, o psicólogo especialista em psicotraumatologia, Bruno Brito.

A aplicação mais conhecida do Traumatic Incident Reduction incide na resolução rápida de sequelas traumáticas, incluindo a Perturbação Pós Stress Traumático, e, é utilizado desde 1984.

Trata-se de uma abordagem usada de um-para-um, bastante estruturada e centrada na pessoa, para resolver de forma permanente os efeitos de trauma e do stress traumático, bem como as suas consequências negativas, num curto espaço de tempo.

O Traumatic Incident Reduction é uma ferramenta essencial para profissionais que lidam com vítimas de trauma, em situações de crise ou em acompanhamento continuado.

Foram cumpridas, por workshop, 32 horas de formação teórico-prática; e no último meio ano, a CVP em parceria com a AMI, formaram 37 pessoas em TIR: entre psicólogos e assistentes sociais.

Os formandos avaliaram positivamente o workshop; consideraram os conteúdos úteis para as pessoas/clientes/beneficiários com quem trabalham; revelando-se, assim, significativos e especializados instrumentos de trabalho mais para quem usufruiu da formação.

O workshop foi aberto à comunidade, havendo técnicos de várias entidades, nomeadamente: INEM, Universidade do Algarve, Centro de Psicologia Aplicada do Exército e Estabelecimento Prisional de Monsanto.

A Rede CVP viu, também, reforçada a sua capacidade de profissionais habilitados na utilização do TIR, tanto na Sede Nacional, como nas Estruturas Locais de Frazão, Vila Real, Setúbal e Vila Viçosa.