Cristiano Ronaldo e Kroos entregam 100.000€ da UEFA ao Comité Internacional da Cruz Vermelha
Quarta, 11 Março 2015 16:33

Na continuidade do apoio prestado ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a UEFA doou 100.000€ ao CICV, para actividades de reabilitação física no Afeganistão. Este ano, o donativo foi entregue pelos jogadores do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e Toni Kroos, no passado dia 10 de Março, antes do início de um jogo da Liga dos Campeões.

Esta contribuição vai para o programa de reabilitação física da Cruz Vermelha que inclui a dádiva de membros artificiais, fisioterapia e formação profissional para as vítimas de minas terrestres e outras pessoas com deficiências no Afeganistão. Cerca de um terço dos pacientes assistidos pelo programa de reabilitação são crianças.

"Numa primeira fase, faz-se a reabilitação física e depois tentamos ajudar na vertente de reinserção social, para reintegrar a pessoa na sociedade. Existem diversas formas de o fazer – o desporto é uma delas.”, refere Alberto Cairo, chefe do Centro Ortopédico do CICV.

O paciente e atleta Masoud Hamidid diz que as razões que o levam a jogar futebol, vão além da saúde “Torna-nos mais fortes e, para mim, a principal razão é ser um exemplo para outras pessoas com deficiências e dar-lhes um sentimento de que são capazes.”

“Para os futebolistas que estão no foco do público e têm o estatuto de modelo, é importante para nós, sermos ativos neste domínio. Para nós, as coisas correm bem, muito bem e existem muitas pessoas para as quais as coisas não correm tão bem. Por isso, quando existe a oportunidade de ajudá-las, devemos fazê-lo.”, mencionou Toni Kross.

Veja vídeo do programa de reabilitação do Comité Intrenacional da Vruz Vermelha aqui.