Reunião internacional dos Serviços de Restabelecimento dos Laços Familiares da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho começa amanhã em Lisboa
Terça, 01 Outubro 2013 15:30
rlf logo fotos   

Quando as pessoas se separam ou estão sem notícias dos seus familiares como resultado de conflito armado, desastre natural, migração ou outras situações que necessitem de resposta humanitária, a Rede de Laços Familiares da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho procura responder de forma eficaz mobilizando os seus recursos para restabelecer os laços familiares.

Entre os dias 2-4 Outubro 2013, realiza-se em Lisboa, a reunião anual dos serviços de Restabelecimento dos Laços Familiares (RLF) das sociedades nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho e da Agência Central de Pesquisa do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para discutir o trabalho de RLF num ambiente em mudança.

A agenda da reunião irá focar-se na pesquisa de pessoas desaparecidas na Europa e os constrangimentos e limitações da legislação europeia sobre protecção de dados pessoais.

Outros tópicos da reunião incluem a utilização de tecnologias de informação, a identificação de migrantes mortos que são recuperados do mar, bem como a resposta da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho e autoridades na pesquisa de pessoas desaparecidas após grandes catástrofes.

Participam nesta reunião 33 sociedades nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, o CICV, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o ITS (International Tracing Service – Bad Arolsen).