Dia Mundial Humanitário – Cruz Vermelha recorda os que perderam a vida em serviço

dia mundial humnaitario

Todos os anos a 19 Agosto, a comunidade internacional assinala o Dia Mundial Humanitário em reconhecimento dos trabalhadores humanitários que perderam as suas vidas no desempenho das suas funções. Também é um dia que celebramos a humanidade e o espírito que inspira as pessoas a ajudar outras que estão em necessidade, mesmo em situações difíceis e perigosas, muitas vezes colocando as próprias vidas em risco.

Este ano, estamos a recordar os voluntários e pessoal da Cruz Vermelha e do Crescente  Vermelho que perderam a vida em serviço, especialmente na Síria, onde mais de 20 colaboradores do Crescente Vermelho Sírio Árabe perderam as vidas desde que o conflito começou. Todos os trabalhadores humanitários, incluindo voluntários, devem, sem excepção, ter acesso seguro para prestar ajuda essencial que salva vida e assistência às pessoas vulneráveis. Perder uma única vida apenas já é demais.

Veja o comunicado do Presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha e da Comissária Europeia para os Assuntos Humanitários