15 de Maio, consultas jurídicas gratuitas em Lisboa
Terça, 07 Maio 2013 10:28

O Dia da Consulta Jurídica Gratuita, que se realiza no próximo dia 15 de Maio no distrito judicial de Lisboa, pretende edificar a cidadania pelo conhecimento dos direitos de cada um.

Esta iniciativa, que se realiza desde 2006, contabiliza o acesso ao direito a mais de 4.300 cidadãos e a prestação de 4.000 consultas jurídicas por centenas de advogados e advogados estagiários do distrito judicial de Lisboa, que colaboraram de forma activa e voluntária.

No inquérito realizado junto dos consulentes que em 2012 recorreram ao Dia da Consulta Jurídica Gratuita, o papel fundamental dos advogados e advogados estagiários foi assim aplaudido: 98% dos consulentes consideram ter ficado esclarecidos com as informações prestadas no âmbito da iniciativa e 100% dos consulentes referiram que a iniciativa deveria de ser repetida.

Num contexto de crise social e económica, que afecta milhares de portugueses e abala a sociedade, o Dia da Consulta Jurídica Gratuita também se traduz num apoio efectivo fundamental aos cidadãos mais carenciados. A inciativa recebeu o apoio de várias entidades na sua organização e divulgação.

Para obter informação sobre os locais dos gabinetes e outros esclarecimentos sobre esta iniciativa, consultar: