Prémio de Jornalismo "Os Direitos da Criança em Notícia"
Sexta, 01 Março 2013 15:26

forum crianas premio

O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens e o Montepio convocam os profissionais da Comunicação Social portuguesa para a 2ª Edição do Prémio "Os Direitos da Criança em Notícia".

Nas últimas décadas, assistiu-se em Portugal a um avanço significativo no que diz respeito à protecção e promoção dos direitos da criança. Existem inúmeros casos de boas práticas e exemplos a seguir, mas também permanecem grandes desafios: 

  1. Quanto aos direitos de provisão: as desigualdades sociais, o nível elevado de pobreza infantil; 
  2. Quanto aos direitos de protecção: a dificuldade em serem protegidas na sua identidade e integridade; 
  3. Quanto aos direitos de participação: o reconhecimento pleno da criança como sujeito de direitos, a garantia de que a sua opinião seja considerada e a sua participação respeitada.

O trabalho jornalístico assume nesta matéria um papel crucial no sentido de informar e estimular o debate, dando a conhecer a situação dos direitos da criança em Portugal e contribuindo para a sua valorização junto dos profissionais da Comunicação Social bem como da sociedade em geral.

O Prémio "Os Direitos da Criança em Notícia" destina-se a reconhecer as abordagens jornalísticas que, em crónicas, reportagens ou entrevistas nas áreas da Imprensa, Rádio e Televisão, tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspectiva crítica, pluralista e inclusiva, sem comportar riscos para as crianças nem no presente, nem no futuro. Será ainda atribuída, no âmbito de um projecto-piloto entre o Fórum sobre os Direitos da Criança e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, uma menção honrosa, designada “Futuro Jornalista”, que se destinada a premiar uma crónica, reportagem ou entrevista inéditas elaborada por um(a) finalista do curso de Comunicação Social.

Candidaturas até ao próximo dia 31 de Março de 2013.

Regulamento 

Formulário de candidatura para jornalistas

Formulário de candidatura para alunos