Valença abre inscrições para novo espaço social: residência para idosos, creche e apoio domiciliário
Sexta, 08 Fevereiro 2013 14:24

tn xv7t4815

tn xv7t4788    É já este mês de Fevereiro que se inaugura um novo espaço polivalente no Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, sito na Estrada da Senhora da Cabeça.

 tn xv7t4872

tn xv7t4827 Este novo edifício vai integrar três valências na área do apoio social e para as quais já estão abertas inscrições: uma Residência para 60 Idosos; uma Creche para 66 crianças, dos 4 aos 36 meses; e um Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para prestar cuidados até 60 pessoas.

A Residência para Idosos é um espaço habitacional moderno, calmo, confortável e humanizado, onde os seniores se poderão sentir como em sua casa. O alojamento pode ser feito em quartos individuais ou duplos, com casa de banho privativa. O acompanhamento 24 horas por dia, a assistência médica e enfermagem, a alimentação e cuidados de higiene pessoal, limpeza, segurança, refeitório, lavandaria, são alguns dos serviços disponíveis. Para assegurar o bem-estar e o convívio dos utentes, foi criado um programa de actividades variadas de animação, recreativas e de lazer.

Quanto à Creche, foi aposta deste Centro Humanitário criar um espaço com excelentes instalações e com uma equipa de profissionais experientes e dedicados, cujo objetivo é proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças. Para além do apoio sociofamiliar, é fornecida alimentação e são prestados cuidados de higiene e saúde. Estão também previstas atividades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, bem como atividades de expressão plástica, motora, musical e dramática.

O Serviço de Apoio Domiciliário dá apoio aos idosos e dependentes no seu próprio domicílio. Consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados a pessoas que, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não podem assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária, como higiene pessoal, lembrança de medicação, preparação de refeições, passeios, entre outros. Segundo Gisela Agre, directora do Centro Humanitário de Valença, “Este novo espaço social centraliza uma série de serviços disponibilizados por uma equipa técnica e profissional multidisciplinar, que contribuirá certamente para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos da região nas suas várias idades.”

Para ver reportagem vídeo, clique aqui.

Para mais informações e inscrições, deverá ser contactada a Cruz Vermelha Portuguesa de Valença:

Morada: Estrada da Senhora da Cabeça, 4930-683 Valença

Telefone: 251 826 952

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar