Novo site reúne famílias dispersas
Segunda, 12 Novembro 2012 18:03
tn v-p-ke-e-00265h   

 tn cvp_rlf logo_pequeno

Guerra, desastres e migração separam anualmente milhares de membros de famílias. Para ajudar os membros das famílias dispersas a restabelecer o contacto uns com os outros, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lança hoje um novo website – www.familylinks.icrc.org –.

"Familylinks.icrc.org vai mudar a forma como as pessoas voltam a estar em contacto com os seus familiares de que se separaram”, diz Olivier Dubois, subdirector da Agência Central de Pesquisa e Divisão de Protecção do CICV.

“Estar em contacto com os membros da família tem um enorme efeito no bem-estar de uma pessoa e na sua capacidade de lidar com uma crise. Desenvolvemos este site de forma simples e fácil juntamente com as sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para as pessoas que querem restabelecer o contacto com os seus familiares durante ou depois de uma crise”, explica ele. “Com alguns cliques estarão em contacto com especialistas dedicados que farão um seguimento personalizado dos pedidos.”

Independentemente de as pessoas fugirem devido a conflito armado, outra violência, desastre natural, pobreza ou outras duras condições, o deslocamento pode causar um corte com os seus entes queridos. O pessoal e voluntários da rede da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho procuram assegurar que sejam tratados com dignidade, respeito e compaixão.
“O que é especial no novo website familylinks.icrc.org é a forma como combina tecnologia e recursos únicos”, explica o Olivier Dubois. “O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já possui uma rede de voluntários no terreno, em quase todos os pontos do mundo, que procuram activamente pessoas desaparecidas. Nenhuma outra organização no mundo pode prestar tal serviço. Muitas mais pessoas irão saber que serviços estão disponíveis e como obtê-los. Poderemos assistir a um aumento de pedidos de localização”, disse Oliver Dubois.
Para Diana Araújo, coordenadora do serviço de Restabelecimento dos Laços Familiares da Cruz Vermelha Portuguesa, “estará acessível publicamente informação sobre os serviços de localização disponíveis em todo o mundo, contactos das sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e das delegações do CICV, e outros recursos úteis. Este é um serviço que a Cruz Vermelha Portuguesa presta gratuitamente em articulação com a Rede de Laços Familiares da Cruz Vermelha”.
Embora o objectivo principal do familylinks.icrc.org seja servir pessoas que procuram os seus familiares, este website também pode ser de interesse para organizações humanitárias e serviços sociais a quem estas pessoas recorrem para ajuda. O site também serve enquanto plataforma de intercâmbio entre especialistas de pesquisa e localização.
De acordo com o direito internacional, as pessoas têm o direito de ser informadas sobre o destino dos seus familiares desaparecidos. Quando adequado, tem de ser feito tudo quanto é possível para saber onde estão, restabelecer contacto entre eles e reuni-los com as suas famílias.
O CICV lançou o seu primeiro website deste tipo em 1996 em resposta ao conflito na Bósnia. Desde então a organização desenvolveu ad hoc sites para responder a 23 crises, mais recentemente em ligação com o tsunami do ano passado no Japão. Ao longo dos anos, estes esforços ajudaram inúmeras pessoas a restabelecer o contacto com os seus familiares.

Veja o filme em inglês de um libanês que se reencontra com familiares passados mais de 40 anos:  http://youtu.be/sZROxakJAog
Veja também uma colecção de fotografias ilustrativas da reunião de famílias: http://www.flickr.com/photos/icrc/sets/72157631959246613/