“Copos, quem decide és tu!”: encontro nacional para capacitação de formadores específicos

No sentido de reforçar as competências das Delegações Locais e, consequentemente, as respectivas dinâmicas do projecto “Copos, quem decide és tu!”, a Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa vai organizar, no próximo dia 10 de Novembro, um encontro formativo destinado a capacitar os coordenadores locais deste projecto e/ou outros membros activos (designados para o efeito) a formar pares educadores que implementem a iniciativa junto dos estabelecimentos de ensino.
Desenvolvido em parceria com o ex-Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) – actual Serviço Integrado para os Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) – o projecto “Copos, quem decide és tu!” responde a uma problemática mutável e imprevisível, mas no entanto omnipresente na história das sociedades contemporâneas em Portugal: o abuso de álcool entre as camadas mais novas da população, em particular adolescentes e jovens adultos.
Esta iniciativa é uma das mais sólidas intervenções da CVP em meio escolar, bem como uma boa prática reconhecida interna e externamente, protagonizada pelo voluntariado jovem da Instituição. Realizando-se ininterruptamente nos últimos 6 anos lectivos com uma dimensão nacional, o projecto foi implementado por 35 Delegações Locais, que mobilizaram para o efeito 210 jovens voluntários, abrangendo um número total de cerca de 20.000 jovens destinatários, provenientes de 55 escolas (secundárias e EB 2/3) espalhadas por todos os distritos do território continental.
A promoção deste encontro insere-se na vontade da Sede Nacional de capacitar e fomentar o trabalho das Delegações CVP no terreno. Assim, o principal objectivo do evento é transmitir o conhecimento necessário ao enquadramento da intervenção preventiva, às próprias Delegações que estarão incumbidas de implementá-la localmente. O resultado esperado deste processo é uma aproximação maior, ainda mais simbiótica, entre as Delegações Locais da CVP e as comunidades escolares, onde o projecto seja um instrumento altamente flexível de resposta às necessidades de cada um dos territórios onde se insere.

Para consultar o programa do encontro, clique aqui.

Para mais informações e outros esclarecimentos, contactar o coordenador de projecto, Miguel Lago ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

Actualizado em Sexta, 26 Outubro 2012 15:01