Conselho de Delegados e entrega da Medalha Henry Dunant
Terça, 29 Novembro 2011 12:13

No passado sábado, dia 26 de Novembro, decorreu o Conselho de Delegados, composto pelos 187 representantes das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho e o Comité Internacional da Cruz Vermelha, onde foram entregues as medalhas Henry Dunant em homenagem a um serviço humanitário notável. Esta medalha é o maior prémio atribuído pelo Movimento.
Os galardoados foram:

  • Bosko Jakovljevic, doutorado em direito pela Universidade de Belgrado e ex-director do Departamento Internacional da Cruz Vermelha da Jugoslávia;
  • Shimelis Adugna,ex-Presidente da Cruz Vermelha da Etiópia e ex-ministro do trabalho e Assuntos sociais da Etiópia;
  • Astrid Nøklebye Heiberg, professor de psiquiatria, ex-membro do Parlamento e Ministro da Saúde e Assuntos Sociais da Noruega, ex-Presidente da Cruz Vermelha Norueguesa e antigo presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

A medalha, com o nome do fundador do Movimento, é dada a cada dois anos e reconhece o serviço excepcional e actos de grande devoção individuais à causa Cruz Vermelha e Crescente Vermelho.
Este prémio é dado pela Comissão Permanente da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Para mais informação sobre o trabalho realizado por esta Comissão, visite o seguinte site www.standcom.ch