Reconhecimento da 187ª Sociedade Nacional membro da Federação Internacional das Sociedades da CV/CV
Quinta, 24 Novembro 2011 16:30

logo reunioes estatutarias pt

 tn_cv maldivas

Ontem em Genebra, a Sociedade Nacional do Crescente Vermelho das Maldivas tornou-se o 187º membro da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) na sua 18ª Assembleia Geral.

Tendo cumprido as condições necessárias para ser membro, a nova sociedade foi recebida pelo Presidente da FICV, Tadateru Konoé, e os representantes da mais de 180 Sociedades Nacionais após a cerimónia de abertura da manhã.

O processo de criar esta nova Sociedade Nacional começou no início do tsunami de 2004, que afectou mais de 27.000 pessoas nas Maldivas. Por serem muito planas, essas ilhas serão sempre as mais afectadas caso o nível de água aumente significativamente.

O Presidente do Crescente Vermelho das Maldivas, Ibrahim Shafeeg, afirmou que a preparação para outra catástrofe é apenas uma parte do trabalho a ser levado a cabo pela organização. “Como membro do Conselho Nacional de Desastres, trabalhamos com o governo em preparação e resposta a desastres. Estamos a tentar fazer mais a nível de prevenção de abuso de crianças, empoderamento da mulher, combate ao abuso de estupefacientes e a ajudar a juventude a adoptar estilos de vida mais saudáveis.”

A Sociedade Nacional está a planear, igualmente, a expansão das suas actividades de resposta imediata na assistência de pessoas feridas devido a violência doméstica e violência de rua.

As Maldivas são conhecidas como destino turístico e como um dos melhores sítios para fazer mergulho no mundo. Assim, o Crescente Vermelho das Maldivas dá cursos de primeiros socorros para donos de barcos e escolas de mergulho e começou uma campanha de sensibilização e angariação de fundos entre as centenas de turistas que visitam as suas costas cada ano. Os seus 700 voluntários também têm dado a cara nas campanhas de informação pública sobre a febre de dengue e outras doenças transmissíveis.

Falando depois da Sociedade Nacional ter sido formalmente aceite, o Presidente Shafeeg disse: “Sentimo-nos muito bem, como se finalmente tivéssemos conseguido. Seguiremos em frente e a todo o gás e com toda a confiança. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desta família.”


 

Para mais informações contactar o Departamento Internacional da Cruz Vermelha Portuguesa.

Links de interesse