Funchal, workshop "Investigação Forense de Restos Mortais"
Sexta, 16 Setembro 2011 09:28

tn_img00009-20110913-1018

Entre os dias 12 e 17 de Setembro realiza-se na Madeira, Funchal, o 19º Encontro da Associação Internacional de Ciências Forenses, presidida actualmente pelo Prof. Dr. Duarte Nuno Vieira, também ele Presidente do Instituto de Medicina Legal Português. Inserido neste Congresso internacional, realizou-se no dia 13 Setembro 2011 um workshop sobre "Investigação Forense de Restos Mortais em Conflito armado e Catástrofes" dinamizado pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Um painel de peritos internacionais partilhou as suas recomendações, experiências e considerações práticas para a investigação forense na procura de pessoas desaparecidas devido a conflito armado e catástrofes.

Foram discutidas questões desde a logística envolvida aos constrangimentos organizacionais das missões internacionais forenses, e a integração de vários métodos de investigação de restos mortais, o trabalho com as famílias e a gestão das expectativas.

A Cruz Vermelha Portuguesa esteve presente com voluntários e pessoal no seu contínuo esforço de formação na preparação para desastres e apoio as vítimas e suas famílias, nomeadamente no direito das famílias saberem do paradeiro dos seus familiares. O direito de saber do paradeiro dos seus familiares é essencial, uma vez que a situação de desaparecido causa danos psicológicos e sociais terríveis e não permite a conclusão de processos de perda.

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Madeira ofereceu o almoço de trabalho aos palestrantes do workshop.

Para saber mais sobre a situação humanitária dos desaparecidos, clique aqui.