Cruz Vermelha Brasileira empenhada na ajuda às vítimas das fortes chuvas
Segunda, 17 Janeiro 2011 16:32

tn_imagem01 tn_imagem02

tn_imagem03 tn_imagem04

Fotos: Cruz Vermelha Brasileira

A Cruz Vermelha Portuguesa está a acompanhar os esforços desenvolvidos pela Cruz Vermelha Brasileira no apoio às vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro.

A situação continua a ser preocupante, uma vez que o número de vítimas e de desalojados continua a aumentar, após as fortes cheias de que sentiram na região do Rio de Janeiro. Até ao momento, contabilizam-se mais de 600 mortos em quatro municípios – Nova Friburgo, Teresópolis, Itaipava e Sumidouro e mais de 8.320 desalojados.

A pedido da Cruz Vermelha Brasileira, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho enviou um especialista em gestão de desastres para apoiar a avaliação da situação e definir a estratégia de resposta.

Até ao momento, a Cruz Vermelha Brasileira não efectuou um apelo de emergência internacional, estando a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais na recolha de dados e processamento das informações para avaliação de necessidades, preparação a nível de logística de compras e gestão de abrigos. A CV Brasileira está a fazer a recolha de alguns donativos através apenas das suas filiais locais no Brasil. Os donativos em géneros deverão ser canalizados por essa via, tendo sido salientada uma maior necessidade de materiais de higiene e limpeza, géneros não perecíveis (leite em pó, biscoito, macarrão, sopas desidratadas, água mineral, colchões e cobertores). Não é necessária a doação de vestuário de modo geral.

Site da Cruz Vermelha Brasileira