Informações de destaque
A guerra e as pessoas deslocadas

Os conflitos armados geralmente resultam em deslocamentos de civis em grande escala tanto internamente num país, como através de fronteiras internacionais. Na maioria dos casos estas pessoas tiveram de deixar para trás praticamente todos os seus bens.

Ver mais...
 
Minas anti-pessoal e explosivos remanescentes de guerra

As minas anti-pessoal e outros explosivos remanescentes de guerra continuam a representar uma ameaça e a mutilar e matar indiscriminadamente, mesmo muito tempo depois das hostilidades terminaram. Além disso, estas minas colocam obstáculos para a reconstrução no pós-guerra e ao desenvolvimento económico.

Ver mais...
 
As crianças e a guerra

Os direitos básicos das crianças - tais como o acesso à assistência médica adequada, alimentos e água - devem ser respeitados, especialmente em tempos de guerra. O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) enfatiza a importância de se atribuir especial atenção à situação das crianças-soldado e daquelas mantidas em cativeiro. Também reforça a necessidade de reunir as crianças aos seus familiares. Existem normas humanitárias que protegem os direitos das crianças e os governos são responsáveis por aplicá-las.

Ver mais...
 
Cristal Vermelho

Os Estados Signatários das Convenções de Genebra decidiram, em Conferência Diplomática realizada no dia 8 de Dezembro de 2005, adoptar o Terceiro Protocolo Adicional às Convenções de Genebra, criando, assim, um emblema adicional à “cruz vermelha” e ao “crescente vermelho”.

Ver mais...
 
Gripe H1N1: "A sua melhor defesa é você"

Campanha mundial da Cruz Vermelha  

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou no dia 4 de Setembro de 2009 uma campanha mundial destinada a melhor preparar as comunidades para a pandemia H1N1.

Ver mais...
 
“O nosso mundo. A sua acção.”

Campanha mundial da Cruz Vermelha 

Deslocações em massa, doenças, falta de água potável, escassez alimentar, violência crescente, separação das famílias, pobreza e vulnerabilidade crescente, são alguns dos desafios constantes que enfrentam dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo que são afectadas por conflitos armados, catástrofes naturais, violência interna e alterações climáticas.

Ver mais...