Campanha "#OMeuSol Vive + o Verão"

vicvic1

Campanha de promoção de comportamentos saudáveis ao sol, "#OMeuSol Vive + o Verão".

No Verão, verificam-se muitos acidentes nos locais de recreio que poderiam ser evitados. Estes acidentes têm, muitas vezes, consequências graves que podem causar lesões para o resto da vida. A incidência de cancro cutâneo na população portuguesa tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo considerada por muitos especialistas uma situação preocupante.

Este Verão tem em conta os conselhos da Vic & Victor:

  • Escolhe um protetor adequado ao tipo de pele e com elevado fator de proteção;
  • Aplica sempre o protetor solar 30 minutos antes de ir para a zona balnear;
  • Evita a exposição solar entre as 11h e as 17h;
  • Utiliza sempre chapéu, t-shirt e óculos de sol;
  • Renova as aplicações de protetor solar de 2 em 2 horas;
  • Renova as aplicações de protetor solar depois de um banho no mar;
  • Coloca protetor solar mesmo quando o tempo está nublado;
  • Ingere bastante água;
  • Protege não só a pele, como também os lábios, olhos, nariz e orelhas.

Objetivos gerais da campanha
Este projeto tem como objetivo alertar as crianças e jovens portugueses para os riscos associados a uma exposição solar excessiva, nomeadamente o cancro da pele. A Cruz Vermelha Portuguesa promove esta campanha para a sensibilização de um comportamento ambientalmente correto e para a adoção de comportamentos seguros em contexto balnear tendo sempre em conta um estilo de vida mais saudável.

Público-alvo
Este é um projeto de Prevenção Universal, no entanto, a maioria das atividades propostas tem um enfoque nas crianças dos 6 aos 12 anos. São também englobados adolescentes (12 aos 17 anos) e jovens adultos (18 aos 35 anos) como beneficiários das ações dinamizadas no terreno.

Duração do projeto e contexto de implementação
Este projeto decorre durante toda a época balnear, sobretudo em praias fluviais, praias marítimas, piscinas municipais, escolas, eventos municipais e em espaços públicos.

A primeira ação da campanha decorreu em 2004, na Delegação de Caldas da Rainha. No ano de 2015, estiveram representadas na dinamização do Projeto de Verão, 52 Áreas Locais da Juventude, tendo sido envolvidos 559 voluntários, abrangendo-se um total de 15.679 crianças, adolescentes e jovens adultos.

Parceiro: Vichy

vicvic2    vicvic3

Para mais informações sobre esta campanha, contacte o Gabinete de Juventude na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa.