Encontro Nacional da Juventude Cruz Vermelha
 
juventude1
 
O Encontro Nacional da JCV constitui-se como um momento essencial para programar e projetar o futuro do trabalho juvenil na CVP. Assim, anualmente torna-se fundamental reunir líderes juvenis e voluntários jovens das Áreas Locais da Juventude Cruz Vermelha, num momento de formação, partilha, sem descorar uma parte mais lúdica.

Objetivos

O objetivo geral do Encontro Nacional é fortalecer a ação da CVP através do fomento da participação juvenil nas atividades desenvolvidas quer nacional, quer localmente pelas Estruturas Locais.

Enquadrados no objetivo geral da atividade, estabelecem-se também 4 objetivos específicos: 
  • Promover a criação e desenvolvimento de Áreas Locais da Juventude para captação e envolvimento de jovens nas atividades desenvolvidas pelas Estruturas Locais; 

  • Formação e capacitação dos líderes juvenis objetivando o desempenho de um papel de liderança com maior rigor e eficiência; 

  • Promover a comunicação em rede; 

  • Proporcionar a troca de experiências e boas práticas.

Público-alvo

O Encontro Nacional da Juventude Cruz Vermelha apresenta como público-alvo líderes juvenis e voluntários jovens das Áreas Locais da Juventude Cruz Vermelha.

Na última edição, em 2016, o Encontro Nacional realizou-se em Coimbra, em colaboração com a Área Local da Juventude da Delegação de Coimbra. Estiveram presentes 37 líderes juvenis e voluntários jovens de 18 Áreas Locais da Juventude, nomeadamente Braga, Chaves, Coimbra, Covilhã, Esposende e extensão de Apúlia, CH Estatuário do Tejo, Faro, Frazão, Guarda, Guimarães, Lisboa, CH Litoral Oeste Norte, Maia, Mira, Torres Vedras, Trofa, Vila Nova de Gaia e Vilela-Paredes.