ESTADO PURO
Terça, 24 Janeiro 2017 16:30

estado puro

O que é?
O ESTADO PURO é um projeto de empreendedorismo social da Cruz Vermelha Portuguesa que visa apoiar a pessoa reclusa na sua inserção na sociedade de forma estruturada e sustentada, com o propósito de diminuir a sua reincidência.

Objectivos

  • Capacitar a pessoa reclusa através de formação não-formal e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais;
  • Potenciar a marca de prestígio “ESTADO PURO” produtos manufaturados, visando a sua comercialização e a angariação de receitas para a sustentabilidade do projeto e para o fundo de reinserção social da pessoa reclusa;
  • Promover o acompanhamento em meio livre, permitindo à pessoa reclusa consolidar a sua integração na comunidade de origem, família e rede social, designadamente no mercado de trabalho.

dsc00431

Quando e onde?
Desde novembro de 2013, a Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Direção Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, desenvolve o projeto ESTADO PURO no estabelecimento prisional (EP) de Sintra, com a realização de duas edições, e, desde setembro de 2016, no EP de Tires, com uma edição.

Quem?
No total, o ESTADO PURO já capacitou 114 pessoas reclusas.

  • EP Sintra, 90 pessoas reclusas: homens entre os 35 e 49 anos, do 9º ao 12º ano, nacionalidades portuguesa e PALOP's.
  • EP Tires, 24 pessoas reclusas: mulheres entre os 25 e 39 anos, com 9º ano, 12º ano e licenciatura, nacionalidades portuguesa, brasileira e América Latina.

A salientar que, do universo dos beneficiários do Estado Puro que se encontram em liberdade, a maioria está inserida no mercado de trabalho e, até à data, não se verificou a ocorrência de casos de reincidência.

Como?
Através da tutoria modular (10 módulos, 130h, em sala) e, posteriormente, da tutoria profissionalizante nas oficinas de serralharia, marcenaria, estofaria, costura, tricot/crochet e passamanaria.

Linha de produção
Os produtos ESTADO PURO são criados nas oficinas dentro dos estabelecimentos prisionais, com a colaboração de designers e o reaproveitamento de materiais recicláveis.

Veja aqui a galeria de imagens.


Para mais informações ou esclarecimentos sobre os projectos de apoio à população prisional, contactar a Coordenadora Filomena Espírito Santo.