Restabelecimento dos Laços Familiares

 tn_cvp_rlf logo_pequeno

Todos os anos, centenas de milhares de pessoas são separadas dos seus entes queridos como resultado de uma guerra ou de um desastre. Nestas situações catastróficas, as famílias dividem-se, as populações têm de se deslocar ou são forçadas a exilarem-se, os idosos são deixados para trás, as crianças perdem-se no meio do caos, muitas pessoas desaparecem e os mortos podem deixar de ser identificados.

De todos os sofrimentos causados por guerras ou desastres, o mais angustiante é, talvez, o de não saber o que aconteceu a um familiar. Quando as pessoas são separadas por estas razões, tudo se deve fazer para descobrir o seu paradeiro, restaurar o contacto entre elas e, se necessário, reuni-las.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tem uma forte experiência e conhecimento nesta área, integrando uma Rede de Restabelecimento dos Laços Familiares – composta pelos Serviços de Pesquisa e Localização das Sociedades Nacionais, as Agências de Localização das Delegações do Comité Internacional da Cruz Vermelha e a Agência Central de Pesquisa do Comité Internacional.

O serviço de Restabelecimento dos Contactos/Laços Familiares (RLF) é um termo que engloba um conjunto de actividades destinadas a aliviar a dor da separação entre familiares. Estas incluem as seguintes tarefas:

  • Organizar a troca de notícias relativas aos familiares.
  • Localizar pessoas.
  • Registar e seguir a pista das pessoas de forma a prevenir o seu desaparecimento e a informar as famílias do seu paradeiro.
  • Reunir e repatriar famílias.
  • Recolher, gerir e difundir informação relativa aos mortos.
  • Promover e apoiar a criação de mecanismos que clarifiquem o destino das pessoas desaparecidas.
Um dos mecanismos que ajuda a encontrar informação sobre pessoas desaparecidas em cenários de guerras ou desastres é o site Family Links do Comité Internacional da Cruz Vermelha.

Para requerer estes serviços da Cruz Vermelha Portuguesa, terá de deslocar-se a uma estrutura da CVP (em Lisboa, na Sede Nacional, resto do país, delegações locais) onde terá de preencher um questionário internacional.

Através dos dados fornecidos e caso esteja dentro dos critérios de aceitação, será activada a Rede do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para a pesquisa e localização das pessoas procuradas.


Para mais informações sobre esta actividade, contacte directamente o serviço RLF na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar