Empreendedorismo de Mulheres / MINA

A Cruz Vermelha Portuguesa acredita que o empreendedorismo, em particular, o feminino, poderá minimizar de maneira criativa e eficaz a lacuna do emprego ao encaminhar e apoiar as mulheres para uma actividade empreendedora, contribuindo  simultaneamente para a promoção de oportunidades de rendimento, descoberta de talentos, mudança de paradigmas, inovação e criação de uma nova cultura de desenvolvimento local, actuando com as instituições locais na promoção de  mudanças sociais e económicas.

A par das mudanças económicas, propicia uma mudança pessoal e social de grandes proporções, pois envolve novas expectativas de vida, transformações pessoais, sociais, nas relações familiares, bem como novas dinâmicas locais.


logo mina

Projecto MINA - Mulheres e Ideias, Negócios em Acção

O apoio ao empreendedorismo, nomeadamente ao empreendedorismo  feminino, tem sido objecto de atenção da Cruz Vermelha Portuguesa que, através de candidaturas a financiamentos  do POEFDS (T/4.3  e do POPH (T/7.6), tem vindo a desenvolver projectos nesta área. Desenvolvidos e apoiados pela CVP desde 2004, estes projectos que visam promover a criação de empresas por mulheres, têm tido a mesma designação  MINA – Mulheres & Ideias - Negócios em Acção, e como meta diminuir a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres através da definição de percursos profissionais por via da criação do próprio emprego.

Os projectos são  desenvolvidos em torno de 4 componentes:

  • Formação Empresarial  “Desenvolvimento de Competências Empresariais” (esta formação especifica é baseada nos referenciais do CNQ- Catálogo Nacional das Qualificação);
  • Consultoria prestada por uma equipa multidisciplinar de consultores, nas áreas de marketing, vendas, distribuição,  produtos e serviços , entre outras;
  • Prémio ao Arranque, concessão de  apoio financeiro equivalente a 12 vezes o SMN;
  • Rede de Informação Interempresarial - plataforma digital on line que integra  apresentação de cada empresa, fórum de conversação, colocação de dúvidas e partilha de conhecimentos - www.mina.com.pt

À data o projecto MINA – CVP  já apoiou a criação (e consolidação) de 47 empresas nas mais diversas áreas  de actividade (transporte, limpeza, turismo, hotelaria e restauração, lazer, educação, estética, entre outras). Para ver lista de empresas, clique aqui.

Actualmente continuam em funcionamento 36 micro e médias empresas geridas por mulheres que promovem a empregabilidade a 116 pessoas que se encontravam em situação de desemprego.

Delegações da CVP envolvidas no apoio aos projectos MINA: Arcos de Valdevez, Braga, Évora, Figueira da FozOvar, Porto e Sabrosa.

Para aceder ao site Projectos MINA-CVP e ter acesso a informações complementares sobre o projecto e os negócios criados clique aqui