Plano Nacional de Formação

Resposta activa para pessoas em situação ou em risco de exclusão social e/ou com défices específicos no domínio da qualificação profissional e escolar.

Cursos de Educação e Formação de Jovens

Destinam-se a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola antes da conclusão da escolaridade obrigatória. A conclusão destas acções confere certificação escolar (9º/12º) e profissional (Catálogo Nacional do IEFP) com carteira profissional.

Cursos de Educação Formação de Adultos

Formação de dupla certificação (escolar e profissional) a adultos não qualificados ou sem qualificação adequada para efeitos de inserção no mercado de trabalho e que não tenham concluído a escolaridade básica de 4, 6 ou 9 anos ou o ensino secundário (12º ano). A certificação profissional é conferida através da carteira profissional, que é homologada pelas entidades acreditadas.

Cursos leccionados pelas seguintes Delegações Locais:  Arcos de Valdevez, Braga , Estremoz, Évora, Figueira da FozMatosinhos, OvarPorto, Sabrosa e Valença.

Formação Modular Certificada

Formação de curta duração, capitalizáveis, realizadas no quadro de um determinado percurso formativo, com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional e de uma qualificação escolar.

Serviço prestado pela Escola Profissional Tasso Figueiredo e pelas seguintes Delegações Locais: Arcos de Valdevez, BragaCartaxo, Estremoz, ÉvoraFigueira da Foz, LisboaPereira, Porto, SetúbalTavira, Valença e Verride.

Formação e Certificação de Amas e Ajudantes de Geriatria da Cruz Vermelha

Insere-se no âmbito do programa de formação a desenvolver e que será o suporte ao  “Projectos para as Famílias”, o qual pretende oferecer o cuidado de crianças/jovens, idosos e dependentes no seu domicílio, entre outros objectivos.

Serviço prestado pela Escola Profissional Almirante Tasso Figueiredo.

Formação para a Inclusão

Tem por objectivo promover o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, junto de grupos excluídos ou socialmente não inseridos, tendo em vista a aquisição de capacidades que lhe permitam integrar ou concluir acções de formação que confiram certificação e/ou reintegração no mercado de trabalho.  

Serviço prestado pelas seguintes Delegações Locais: AmadoraArcos de Valdevez, Braga, Bragança, FuzetaLisboa, Valença, PortoSetúbal, Trofa, Ovar, Pereira e Sabrosa.